Segunda-feira, 28 de Setembro de 2009

Bienvenida al Hospital Universitario de Salamanca

Agora, sinto-me um bocadinho, mais médica!

É como se somasse pontos: de cada vez que passo a ma disciplina, de cada vez que tenho uma aula práctica, ou que aprendo matéria "clínica" nas teóricas, ou, mais ainda, de cada vez que visto a bata no hospital.

E ultimamente tenho-a vestido muitas vezes! :)

 

Os dois primeiros anos de medicina concentram-se na fisiologia, na aprendizagem do corpo humano:primeiro biologia, bioquimica, fisica, estatistica, anatomia; depois a fisiologia, mais anatomia, psicologia, epidemiologia...

É então no terceiro que somos iniciados à medicina: a patologia.  Acompanhada por Microbiologia, Anestesia, Radiologia, Imunologia,...

 

Com a patologia chegaram as prácticas no hospital: duas semanas, duas horas diárias, no serviço de medicina interna.

E é este o nosso primeiro contacto com pacientes reais.

Vestir a bata, estetoscópio ao pescoço,.. e aí vamos nós atrás do médico responsável e dois internos, com as histórias clínicas no cesto do pulsioximetro.

De momento não posso fazer diagnósticos, claro. Por isso esta fase é a de aprendizagem da História Clínica: anamnese (a entrevista médica) e a exploração do paciente.

O primeiro dia custou: na verdade não gostei nada. E tinha imenso receio de cada vez que auscultava um paciente (identificar sons tão parecidos ao ser observada e avaliada..).

Continuo a achar uma grande responsabilidade, mas, de momento, estou a adorar.

Não há nada melhor que poder colocar na práctica os conhecimentos teóricos!

 

Acho que até já me apeguei aos pacientes que visito diariamente. E a verdade é que quando me diziam que no hospital iria "ver de tudo", estavam certos.

Mas no fundo, é por isso que eu gosto daquilo!

 

ânimo: a precisar de 10h de sono
redigido por cricri às 22:17
link | Comentar | favorito
1 comentário:
De Fernando a 1 de Junho de 2011 às 02:03
Olá Cricri

Meu nome é Fernando e moro no Brasil e também estudo medicina. Estou chegando ao final da faculdade e vou ter 2 meses, ano que vem, para realizar estágios opcionais. Eu estou procurando informações sobre a Universidade de Salamanca para saber se é possível fazer estágio no serviço de medicina interna do Hospital de Universitário. Você poderia me ajudar com algumas informações?
Meu email é fernando.scolari@gmail.com

Grato pela atenção
Atenciosamente

Fernando


Comentar post

»Cricri

»Remexer no boudoir

 

»Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


»últimos posts

» Movimento Pró-Google Tran...

» Vuvuférias

» Erasmus 2010-2011

» O Passeio

» Sinto-me no Nevada

» Especialidades? Estão no ...

» Aula de farmacologia

» Back to step

» Fim de exames

» Estória de um perfume

»baú de posts

» Setembro 2011

» Junho 2010

» Março 2010

» Fevereiro 2010

» Janeiro 2010

» Dezembro 2009

» Novembro 2009

» Outubro 2009

» Setembro 2009

» Julho 2009

» Junho 2009

» Maio 2009

» Abril 2009

» Março 2009

»tags

» todas as tags

»predilectos

» 10 coisas para animar

» 15 coisas para fazer no s...

» Estúpidos hábitos

» A estreia do Padre novato...

» Só lê quem quer!

» Para todos os gostos!

blogs SAPO

»subscrever feeds