Domingo, 12 de Abril de 2009

Eostre

Ahh, Páscoa. Amêndoas, ovos de chocolate, folares,… Sol, flores, calor… Hmm, parece que desta vez nos ficamo só pela gastronomia, que os céus não estão para ajudar.
Se há coisa que me desperta a curiosidade (bem, até há muitas, mas digo relacionada com a época) é a origem desta festa. Desta e de qualquer uma. Acho que conhecendo as origens das coisas é muito mais fácil depois compreendê-las.
Se a origem cristã já é conhecida de todos, os coelhinhos e os ovos também já foram desmistificados em todos os noticiários - como símbolos da fertilidade.
O certo é que muito antes do cristianismo se impor, já se celebrava a primavera…  A primavera, o renascer da natureza, um despertar… – no fundo, o mesmo que hoje em geral se celebra: uma ressurreição.
Enquanto que por cá a palavra Páscoa deriva do hebreu “Pessach” (“passagem”, uma festa de libertação hebraica), em inglês, a palavra “Easter” (Páscoa) tem a sua origem, crê-se, em “Ishtar”.
Ishtar era uma deusa idolatrada na Acádia (uma região da antiga Mesopotâmia), representante da primavera e da fertilidade, e um dos rituais integrantes do seu culto ocorria na primavera, consistindo em pintar ovos e escondê-los nos campos.
 Ishtar foi, mais tarde, adoptada pela mitologia nórdica como “Eostre” ou “Ostera”. Também a esta deusa se atribuem como símbolos os ovos e as lebres.
 Segundo a mitologia nórdica, estava um dia Eostre sentada com crianças, que adorava, quando um pássaro pousou na sua mão. A deusa, através da magia, transformou-o numa lebre, o seu animal favorito. Contudo, as crianças repararam que, com o passar do tempo, o animal se sentia infeliz, já que não podia mais voar ou cantar e pediram a Eostre que o devolvesse à sua forma natural. A deusa acedeu mas não obteve sucesso: a magia já estava feita e durante o inverno os seus poderes diminuíam; assim que teriam de aguardar pela chegada da primavera em que talvez recuperasse toda a sua magia e pudesse anular o feitiço por algum tempo.
Com a chegada da primavera, Eostre recuperou os seus poderes e conseguiu, por momentos, transformar de novo a lebre em pássaro. Em sinal de gratidão, o animal pôs alguns ovos enquanto na sua forma original. Mais tarde, em agradecimento à intercessão das crianças, o pássaro de novo transformado em lebre, pintou os ovos que havia posto e distribuiu-os pelo mundo.
 
Como já se sabe, “Cada roca com seu fuso, cada terra com seu uso”.
 
O certo é que com o passar do tempo as tradições pagãs e cristãs acabaram por misturar-se. Já agora, não posso deixar de agradecer aos franceses que tiveram a brilhante ideia de começar a fazer ovos de chocolate! Uma maravilha desta época, a consumir com muita, muita moderação!
 
E com ovos ou sem, com coelhos, pássaros ou só com o Bobi ou Tareco lá de casa e cristãos ou não, desejo a todos uma óptima Páscoa!

 

ânimo: inspirada, depois de pesquisar
melodia: This Time - Jonathan Rhys Meyers (August Rush soundtrack)
redigido por cricri às 00:04
link do post | Comentar | favorito
|
6 comentários:
De Ana a 13 de Abril de 2009 às 17:31
Olá Crircri . Peço desculpa por estar a comentar neste post e o assunto não ter nada a ver com ele. Mas como não encontrei aqui o teu e-mail decidi comentar mesmo aqui.
Depois de ter pesquisado acerca do tópico "medicina em Espanha " chego ao teu blog (blog anterior a este) onde referes que estudas medicina em Salamanca .
Eu estou no 12º ano e este ano gostava de concorrer para medicina para Espanha . Neste sentido, gostaria de saber qual seria a tua disponibilidade para me esclarecer algumas dúvidas em relação a isto. Adiciona-me. Obrigada.


De cricri a 13 de Abril de 2009 às 22:20
Olá Ana.
Vou ser-te sincera, fui colocada em Salamanca no ano em que entrou em vigor pela primeira vez o Acesso Directo... Acontece que desde aí as coisas têm vindo a mudar... Pedem documentos diferentes que me pediram a mim, por exemplo. E a verdade é que não estou bem por dentro do assunto. Mas aconselho-te a visitares o Fórum do Exames.org. Há lá tópicos dedicados exclusivamente ao Acesso ao Ensino Superior Espanhol e estão mais actualizados que eu.( http://www.exames.org/forum/viewtopic.php?f=103&t=26170&st=0&sk=t&sd=a&hilit=espanha+medicina )
Eu ajudava de bom grado, mas só estou a par de parte das coisas e não pretendo induzir-te em erro.
Mas se tiveres alguma dúvida em particular posso tentar esclarecer-te, se estiver ao meu alcançe...
Boa sorte!


De Coiso a 13 de Abril de 2009 às 20:01
Ai tanto chicalatiii :D
Espero que tenhas tido uma boa Páscoa!


De cricri a 13 de Abril de 2009 às 22:36
Óptima! ;)
Com direito a ovo gigante de chocolate e tudo!
Espero igualmente que a tua tenha sido boa! :)


De Ana a 14 de Abril de 2009 às 21:26
Olá novamente cricri.
Agradeço a resposta e o site (que foi bastante útil). De facto, gostaria de entrar em contacto contigo, se fosse possível, para te perguntar algumas coisas relativamente ao curso de medicina em Espanha . Podes adicionar-me no msn ? Muito Obrigada.


De cricri a 14 de Abril de 2009 às 21:54
Bem, pensava que o meu e-mail ainda aparecia no mural de recados do antigo blog... Parece que não.
Deixo-te então aqui: cricri.blog@sapo.pt


Comentar post

»Cricri

»Remexer no boudoir

 

»Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


»últimos posts

» Movimento Pró-Google Tran...

» Vuvuférias

» Erasmus 2010-2011

» O Passeio

» Sinto-me no Nevada

» Especialidades? Estão no ...

» Aula de farmacologia

» Back to step

» Fim de exames

» Estória de um perfume

»baú de posts

» Setembro 2011

» Junho 2010

» Março 2010

» Fevereiro 2010

» Janeiro 2010

» Dezembro 2009

» Novembro 2009

» Outubro 2009

» Setembro 2009

» Julho 2009

» Junho 2009

» Maio 2009

» Abril 2009

» Março 2009

»tags

» todas as tags

»predilectos

» 10 coisas para animar

» 15 coisas para fazer no s...

» Estúpidos hábitos

» A estreia do Padre novato...

» Só lê quem quer!

» Para todos os gostos!

»Visitas

blogs SAPO

»subscrever feeds